Dois idosos praticando exercício com alteres, um deles está sentado em uma bola suíça


Bola suíça e seus benefícios para a reabilitação


Conheça 4 vantagens da bola suíça


A bola suíça vem sendo usada há mais de 40 anos na reabilitação e na fisioterapia. Mais recentemente, passou a ser incorporada também em aulas de funcional, mat Pilates (o Pilates feito sem o uso de equipamentos) e outras modalidades de atividade física.


A bola foi desenvolvida nos anos 60 pelo italiano Aquilino Cosani. Fisioterapeutas suíços logo viram a possibilidade de fazer uso dela em terapias de pacientes com problemas motores, ortopédicos e neurológicos. A bola ganhou o apelido de “suíça” depois que fisioterapeutas americanos, espantados com os resultados obtidos pelos suíços, passaram a adotá-la em uma série de programas de reabilitação.


Também chamada de fitball, a bola é feita de material resistente, capaz de suportar até 300 kg. Ela é vendida em diferentes tamanhos. É importante fazer um teste antes de adquiri-la: basta sentar-se sobre ela. Se o seu joelho formar um ângulo de 90 graus, este será o modelo perfeito para você.


Confira 4 benefícios desse acessório:


1. Ajuda quem sofre com dores na lombar


A fitball é uma das melhores opções para quem vive reclamando de dores na lombar. Por isso, ela é adotada por praticamente dez entre dez fisioterapeutas ou profissionais de educação física como parte das terapias de reabilitação da coluna.


A bola é uma superfície instável, claro. Ao se exercitar sobre ela, são recrutados e acionados músculos que dificilmente seriam se os exercícios fossem feitos sobre um colchonete, no chão. Essa musculatura, chamada de core, responde naturalmente à instabilidade, procurando fazer com que o corpo mantenha-se equilibrado sobre a bola quando você se exercita sobre ela. Com o tempo, esses músculos tornam-se mais fortalecidos.


São justamente os músculos do core, que ficam no centro de gravidade do corpo – ao redor do umbigo –, os responsáveis por sustentar o tronco e proteger a coluna. Quanto mais fortalecidos eles estiverem, menos a sua coluna vai sofrer.


2. Consciência corporal


Por ser uma superfície instável, a bola suíça estimula a consciência corporal e a chamada propriocepção, ou seja, a percepção de nosso corpo no espaço.

 

3. Melhora o equilíbrio


Treinos com a fitball vão melhorar a sua estabilidade e equilíbrio, pois a bola estimula as funções estabilizadora e a neutralizadora da musculatura. Você permanentemente será estimulado a “lutar” contra a gravidade para manter-se estável sobre a bola. Isso também estimula o seu sistema músculo-esquelético. Com o tempo, você ganhará estabilidade e equilíbrio e será capaz de caminhar com mais eficiência e segurança e até sustentar cargas mais elevadas sem o risco de se machucar.

 

4. Recuperação mais rápida


Exercícios com a fitball hoje fazem parte de qualquer estratégia de fisioterapia, pois eles estimulam os músculos estabilizadores do corpo. Diferentemente de um aparelho de musculação, que apenas permite fazer exercícios em um único plano de movimento, na bola é possível fazer exercícios em vários planos de movimento, daí eles recrutarem fortemente a musculatura estabilizadora. Estimular a função estabilizadora é fundamental para que a recuperação de lesões ortopédicas seja mais rápida.


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