mulher mais velha correndo na esteira


Estado estacionário: Vantagens dos exercícios alternativos

Outra abordagem de treinamento chamada treinamento em estado estacionário, ou SST, pode ser benéfico a saúde

Por Len Canter
 

Fazer exercício físico é uma das coisas que faz com que a qualidade de vida de uma pessoa seja elevada. Para isso, diversas maneiras de se exercitar vêm se popularizando para que atinja ainda mais a população. Uma das abordagens que mais tem ganhado espaço é o HIIT, ou treinamento intervalado de alta intensidade, que evita os platôs, mantendo o corpo no ritmo cardíaco máximo por intervalos muito curtos.


Mas outra abordagem de treinamento chamada treinamento em estado estacionário, ou SST, pode ser igualmente importante, se não mais, dependendo do que você está tentando realizar.


O treinamento em estado estacionário é o oposto do HIIT, mas, ao mesmo tempo, é complementar a ele. Envolve manter uma frequência cardíaca específica abaixo do seu objetivo máximo por um longo período de tempo. Usando um treino em esteira como exemplo, com o HIIT, você caminha por dois minutos e depois se esgota por um minuto. Com o SST, você caminha em ritmo acelerado o tempo todo.


Embora o HIIT seja um tocha calórica conhecida, há muitas vantagens no SST.


É ótimo para fortalecer o coração: manter um estado estável de produção aeróbica força o corpo a se tornar eficiente ao bombear sangue oxigenado pelo corpo. Um estado estacionário constante também ajuda o corpo a queimar gordura como combustível. Também há menos chance de lesão do que quando você altera o ritmo no treinamento intervalado de alta intensidade.


Então, o SST tem alguma desvantagem?


A resposta é sim.


Você corre um risco maior de estresse ou lesões repetitivas, simplesmente porque você está fazendo a mesma coisa por um longo período de tempo repetidamente. Você precisa se exercitar por mais tempo para ver resultados, e há um risco maior de tédio.


Dependendo da sua saúde e objetivos, uma resposta é incorporar o SST e o HIIT ao seu regime semanal.


Como sempre, consulte um profissional antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

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