UTILIZE O CUPOM
PRIMEIRACOMPRA
GANHE 5% DE DESCONTO E 5% DE CRÉDITO EM TODAS AS COMPRAS.
CUPOM
PRIMEIRACOMPRA
5% OFF + 5% DE CRÉDITO.

Escolha seus produtos para saúde
Foto de uma pessoa apertando a própria panturrilha para melhorar sua cãibra.


Cãibras musculares e dores nas pernas


As cãibras musculares são uma problema comum, especialmente nas pernas e nos pés. Como as cãibras musculares podem ser causadas pela desidratação (perda de água) e baixos níveis de potássio, elas frequentemente acontecem quando o clima está mais quente, afinal, em temperaturas mais altas, o seu corpo perde mais água, sal e minerais por causa da transpiração.


Sendo assim, beber muita água e comer alimentos ricos em potássio, como bananas, pode ajudar a evitar cãibras.


Você também pode ter uma cãibra enquanto faz exercício físico, principalmente se você se esforçar demais. (É por isso que os atletas são mais propensos a cãibras musculares no início da temporada, antes de seu corpo estar no auge da condição). Por outro lado, as cãibras podem ocorrer até mesmo quando você está dormindo.


Além disso, pessoas mais velhas também estão mais suscetíveis a cãibras musculares devido à perda natural de músculos que começa em nossos meados dos 40 anos.Também tendemos a ser menos ativos à medida que envelhecemos, e nossos corpos se tornam menos sensíveis à sede e mais suscetíveis à desidratação, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS).Segundo a Academia, como perdemos massa muscular à medida que envelhecemos, nossos músculos não podem trabalhar tanto ou eliminar o desperdício tão rapidamente como antes, resultando em cãibras mais freqüentes.


A maioria das cãibras musculares não duram muito, embora algumas possam durar 15 minutos ou mais. Se você tiver cãibras musculares, algumas dicas simples podem aliviar a dor e afrouxar a cãibra.


O que fazer quando tiver cãimbra? 

  1. Massageie suavemente o músculo cãibra;
  2. Estique o músculo contraído. Se a cãibra estiver no músculo da panturrilha, por exemplo, levante o pé em direção à canela. Se a cãibra estiver na frente da coxa, dobre o joelho e puxe o pé em direção às nádegas. Segure o alongamento até que a cãibra diminua;
  3. Beba água ou uma bebida esportiva (com moderação);
  4. Para músculos apertados e rígidos, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos recomenda a aplicação de calor. Para músculos sensíveis ou doridos, que podem estar inflamados, a aplicação de gelo pode ajudar.


Cãibras musculares durante a natação

É um mito que comer antes de nadar vai lhe dar cãibras musculares. Ainda assim, cãibras na água são comuns.


Se você tiver uma cãibra enquanto nada, tente esticar o músculo afetado enquanto flutua na água. Se a cãibra estiver no músculo da panturrilha, por exemplo, flexione o pé para cima, os dedos dos pés em direção à canela. Assim que a cãibra relaxar, nade até a margem. Se possível, use um movimento diferente daquele que você estava usando quando a cãibra apareceu, para evitar causar outra.

Se você se sentir exausto, não entre em pânico. Relaxe e flutue de costas até recuperar suas forças. (Você também pode flutuar de bruços e massagear a cãibra, se necessário).

Como precaução, não nade sozinho se não for um bom nadador, ou se achar que não conseguirá chegar facilmente à costa se tiver uma cãibra muscular.

Lidando com talas de canela (dor na frente das pernas)

Talas de canela - dor na frente das pernas - podem ocorrer após uma descida ou quando você inicia um regime de exercícios mais intenso que sua atividade anterior.


Além disso, elas também podem acontecer com pessoas que correm ou caminham longas distâncias regularmente, afinal, longos períodos de esforço pesado podem causar inflamação na membrana que prende os músculos à tíbia, causando uma dor aguda a cada passo.

Para talas de canela, aplique uma bolsa de gelo por 15 minutos. Se a canela ainda estiver dolorida, considere tomar aspirina, ibuprofeno ou acetaminofeno. Se a tala de canela ocorreu após um exercício fatigante, dê aos músculos uma chance de descansar, dando um tempo do exercício intenso, depois volte gradualmente ao seu nível anterior de atividade.


Como evitar cãibras e dores nas pernas ao praticar exercícios?

  • Aqueça e alonge seu corpo antes de qualquer atividade, e esfrie com exercícios lentos antes de finalizar a prática;
  • Beba muita água antes e depois do exercício, especialmente quando estiver quente e úmido. Lembre-se de beber água antes de sentir sede e beber mais do que é necessário para saciar a sede;
  • Tenha bastante potássio em sua dieta. As boas fontes incluem bananas, suco de laranja e batatas;
  • Se você tem tendência a ter cólicas à noite, tome um banho quente antes de ir para a cama. O calor ajuda a afrouxar os músculos apertados;
  • Melhore sua forma física e flexibilidade em geral. Isto pode ajudar a evitar cãibras futuras.

Quando procurar cuidados médicos? 

Às vezes, a dor nas pernas pode ser um sinal de condições médicas que exigem a atenção de um médico. Tais condições incluem artrite, ciática (inflamação do nervo que escorre pela parte de trás da perna), flebite (inflamação das veias das pernas), ou doença arterial periférica (DAP), uma condição que resulta em má circulação nas pernas.

Dores graves nas pernas, inchaço e sensibilidade após uma lesão também podem ser um sinal de fratura óssea. A dor ou prurido nas pernas pode ser um sintoma de varizes, aquelas proeminentes veias azuis ou roxas nas pernas ou tornozelos. Se você tiver os seguintes sintomas, chame seu médico:

  • Dor persistente em sua perna;
  • Vermelhidão visível, sensação de calor ou dor ao longo do curso de uma veia em sua perna;
  • Inchaço em uma perna, frio ou cor incomum em uma perna;
  • Cãibras repetidas ou dores nas pernas mesmo após exercícios leves, como caminhar.

Se você sentir cólicas repetidas ou dores crônicas nas pernas, você deve conversar com seu médico, quer suas dores nas pernas aconteçam enquanto descansa, se exercita, ou na cama.


______

Artigo escrito por Peter Jeret.

Referências

Associação Médica Americana. Manual de Primeiros Socorros e Cuidados de Emergência.

O Manual de Primeiros Socorros e Segurança da Cruz Vermelha Americana.

American Academy of Orthopaedic Surgeons (Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos). Cãibras musculares.

Medline Plus, U.S. National Library of Medicine e os Institutos Nacionais de Saúde. Potássio em dieta.

Medline Plus, U.S. National Library of Medicine e os Institutos Nacionais de Saúde. Dor na perna.

Medline Plus, U.S. National Library of Medicine and the National Institutes of Health. Osso quebrado.

MayoClinic.com. Varizes.

MayoClinic.com. Thrombophlebitis.

Medline Plus, U.S. National Library of Medicine e os Institutos Nacionais de Saúde. Entorpecimento e formigamento.

Clemson University Cooperative Extension Service (Serviço Cooperativo de Extensão da Universidade de Clemson). General Water Safety (Segurança Geral da Água).

Encontre seus produtos para saúde e receba em todo Brasil.
Lembrou de alguém? Compartilhe!
  • Meias Cardinal Antiembólicas T.E.D - Até o Joelho - Grande - Regular

    Por: R$ 84,29

    Comprar
  • Meias Cardinal Antiembólicas T.E.D - Até o Joelho - Média - Regular

    Por: R$ 84,29

    Comprar
  • Seringa Insulina Luer Slip 1ml s/ agulha 1400 unidades - BD

    Por: R$ 768,50

    Comprar
  • Meias Cardinal Antiembólicas T.E.D - Até o Joelho - Grande - Regular

    Por: R$ 84,29

    Comprar
  • Meias Cardinal Antiembólicas T.E.D - Até o Joelho - Grande - Regular

    Por: R$ 84,29

    Comprar