Ácido Fólico: entenda a sua importância na gravidez | Suprevida


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Ácido Fólico: entenda a sua importância na gravidez


A importância do Ácido Fólico durante a Gravidez


Ácido Fólico e Gravidez


Por Melanie Haiken, M.J.

 


A razão pela qual você ouve muito sobre o ácido fólico e a gravidez é porque essa vitamina B protege contra um grupo de defeitos congênitos graves. No entanto, se você for como a maioria das mulheres, você não recebe o suficiente ácido fólico (oficialmente conhecido como B9) apenas com sua dieta. Por esta razão, os médicos recomendam frequentemente que as mulheres grávidas ou que tentem engravidar tomem vitaminas pré-natais contendo ácido fólico.

 


Qual é a evidência?


Estudos mostraram que obter ácido fólico suficiente antes da concepção e durante os primeiros meses de gravidez pode prevenir até 70% dos defeitos congênitos, conhecidos como defeitos do tubo neural. Esses tipos de defeitos congênitos, que incluem espinha bífida e anencefalia, estão entre os defeitos congênitos mais graves. A espinha bífida ocorre quando a coluna vertebral do feto não se fecha para proteger a medula espinhal. Pode causar problemas neurológicos graves e, por vezes, retardo mental. A anencefalia é uma condição na qual o cérebro do bebê não se desenvolve adequadamente e a maioria ou todo o tecido cerebral está ausente.


Desde o final da década de 1990, a Food and Drug Administration (FDA) exigiu que os fabricantes fortaleçam alguns produtos de grãos, incluindo farinha, macarrão e arroz, com ácido fólico para garantir que as mulheres consumam mais vitamina em suas dietas. O programa foi um grande sucesso. A incidência de defeitos do tubo neural diminuiu em um terço nos EUA, uma vez que a fortificação com ácido fólico foi implementada.

 


Quanto ácido fólico eu preciso?


O Serviço de Saúde Pública dos EUA recomenda que todas as mulheres em idade fértil tomem pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia, a quantidade contida em muitos polivitamínicos. No entanto, a maioria das vitaminas pré-natais contém pelo menos 600 microgramas, que é a quantidade recomendada para mulheres grávidas pelo Instituto de Medicina. (A OIM também permite consumir até 1.000 microgramas de ácido fólico diariamente durante a gravidez, se você tiver mais de 18 anos). Se você estiver grávida ou mesmo desejando engravidar, seu médico poderá sugerir que você tome a quantidade mais alta.


Você não precisa se preocupar em consumir muito, porque o ácido fólico é solúvel em água, o que significa que seu corpo expelirá qualquer excesso. Não entre em pânico se você não sabia que estava grávida e não tomou folato imediatamente. Defeitos do tubo neural são incomuns mesmo entre aqueles que não tomam suplementos. Mas como os tubos neurais do bebê fecham durante as primeiras quatro semanas de desenvolvimento, é importante começar a tomar ácido fólico se houver alguma chance de você engravidar ou assim que souber que está grávida. O ácido fólico é mais protetor contra defeitos congênitos durante este período.


"A chave é que tomar folato pode reduzir um baixo risco de base muito mais próximo de zero", diz Michael Potter, MD, professor associado da Universidade da Califórnia na Faculdade de Medicina de São Francisco. "Então, todo mundo planejando uma gravidez, ou nos estágios iniciais da gravidez, deveria aceitar isso. É uma coisa tão fácil de fazer."

 


Posso obter bastante ácido fólico da minha dieta?


O ácido fólico é a forma sintética de folato, que é encontrada naturalmente em alguns alimentos, incluindo vegetais folhosos, feijão, frutas cítricas e grãos integrais. Mas é melhor tomar uma vitamina pré-natal contendo folato, caso você não receba o suficiente de suas refeições. Se você tiver uma doença matinal grave e não puder tolerar vitaminas pré-natais, tome um suplemento separado de ácido fólico.

 


Quais alimentos são especialmente ricos em folato?


Uma das melhores fontes é vegetais verdes folhosos, por isso as saladas podem ser uma boa escolha. Farinha, arroz e macarrão são fortificados com ácido fólico, então as refeições que incluem esses ingredientes também são boas para você. Se, por acaso, você gosta de fígado, é a melhor fonte de ácido fólico de todos: uma porção de fígado de galinha tem 770 microgramas!


Fontes: 1/2 xícara de lentilhas: 180 mcg; 1/2 xícara de cereais fortificados: 100 a 400 mcg; 1/2 xícara de grão de bico: 141 mcg; 1/2 xícara de espinafre cozido: 131 mcg; 1/2 xícara de feijão preto: 128 mcg; Espargos 1/2 xícara: 132 mcg.

 


Quais são os sinais de uma deficiência de ácido fólico?


Infelizmente, não há muitos sinais. Você provavelmente não saberia se você não estava recebendo a dose diária recomendada de ácido fólico. Mas como o ácido fólico promove o crescimento dos glóbulos vermelhos, uma deficiência grave pode imitar os sintomas da anemia por deficiência de ferro, que incluem fadiga, fraqueza, dor de cabeça e irritabilidade.

 

 

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Referências

March of Dimes. Ácido fólico. Fevereiro de 2010. http://www.marchofdimes.com/pnhec/173_769.asp

Centro de Avaliação de Risco à Reprodução Humana: Relatório sobre o Ácido Fólico. Instituto Nacional de Saúde. http://cerhr.nichs.nih.gov/genpub/topics/folic_acid-ccae.html

Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Política de administração de ácido fólico altamente bem sucedida na redução dos defeitos do tubo neural. Pesquisa de notícias do 27 de fevereiro de 2004.

Women's Healthwatch. Mais sobre o ácido fólico: Aumentar a contagem de espermatozóides. Horários da Farmácia. 2003.

Ácido Fólico (Folato). O Manual Merck.

Curtis, Glade, B. e Schuler, sua gravidez semana a semana. Di Capo Press, Cambridge, Mass. 2007

Escritório de Suplementos Dietéticos. Folato http://ods.od.nih.gov/factsheets/folate.asp

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